No dia 30 sobrevoamos a região do deserto próximo à cidade com Cessna de 4 lugares, onde ficam as Linhas de Nazca. São linhas feitas pela civilização Nazca, em 800 anos de sua existência, ocupando 150 km2, com quatorze desenhos, várias linhas e figuras geométricas. A alemã Maria Reiche estudou a região por cinqüenta anos, fez correlações entre as figuras e a astronomia e constatou que as linhas e figuras foram criadas com o objetivo de evocar água para a região desértica, que sempre foi muito seca. Acredita-se que eles faziam rituais sobre os desenhos e linhas pedindo água. Também, há linhas que indicam os solstícios de inverno e verão.
O astronauta
O colibri (beija-flor)
A árvore
À tarde visitamos os Aquedutos Cantayoc, que são poços interligados, construídos em forma de caracol, para se ter acesso ao lençol freático e possibilitar a irrigação das lavouras locais. Foram construídos pelos Nazcas e continuam em funcionamento até hoje.
Depois seguimos para a cidade de Ica, no meio do deserto, onde fica o Oásis de Huacachina. Trata-se de uma laguna rodeada de vegetação e dunas, um verdadeiro paraíso no meio de tamanha aridez.
cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário