domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dias 18, 19, 20 e 21/02/10 – Torres del Paine (caminhadas)

Dia 16 saímos de Puerto Natales com destino à Torres del Paine. Reservamos duas noites em refúgio (abrigo com cama, levamos saco de dormir).
Os dois dias que antecederam a nossa ida ao parque foram maravilhosos (terça-feira e quarta-feira), com muito sol e a previsão era de sol até domingo. Inicialmente pensamos nas seguintes atividades: dia 1 – Base das Torres; dia 2 – Andar de carro no parque e dia 3 – Glacial Grey. Pensamos ...



Chegamos ao parque quinta-feira (18) de manhã e estava chovendo com o céu encoberto por nuvens. Diante do cenário, resolvemos fazer o passeio de carro pelo parque. Vimos um casal de Cervos (Huemul). No decorrer do dia o tempo foi abrindo e foi possível ver os morros. Fizemos duas trilhas pequenas, uma com vista para o glacial Grey e outro para os “chifres” do Paine. Neste dia dormimos em um refúgio no início da trilha da Base das Torres, confiantes que no dia seguinte faríamos toda a trilha até a Base das Torres.

SALTO GRANDE


CERVOS


CAMINHO DO GLACIAL GREY


GLACIAL GREY




VISTA DOS CHIFRES


No dia 19 amanheceu com o céu encoberto e com chuvisco, pensamos que durante a caminhada o céu iria abrir (como no dia anterior). Fizemos o primeiro trecho da subida até o refúgio Chileno (2,5 horas de subida) e o tempo piorou, as nuvens tocaram o chão e a chuva aumentou, decidimos voltar. Mesmo assim, o trecho entre os refúgios Las Torres e o Chileno foi muito lindo, com caminho a meia encosta e com rio acompanhando no pé do morro. No fim do dia pegamos um catamaram com destino ao refúgio Paine Grande, local de hospedagem da segunda noite (sem barco, 5 horas a pé).

VISTA DO CAMINHO DO REFÚGIO CHILENO


CATAMARAM


VISTA DO CATAMARAM


VISTA DO REFÚGIO (DO QUARTO)


REFÚGIO E ARREDORES






No dia 20 mudamos de idéia e fizemos a trilha até o Vale Europeu (abandonamos o Glacial Grey, a trilha do dia anterior “matou” nossa curiosidade do glacial). Não podíamos ter feito escolha melhor, a parte superior da trilha do Vale Europeu chega ao centro de vários morros e glaciares, a vista é espetacular !!!







No fim do dia pegamos o catamaram de volta com a intenção de irmos para a Argentina para acessar o Chile na parte da Carreteira Austral. Na saída do parque vimos as Torres com o céu totalmente aberto e mudamos de idéia, não poderíamos ir embora sem tentar mais uma vez fazer a Base das Torres. Dormimos em Puerto Natales e descansamos no dia de hoje, o tempo está encoberto e a condição física péssima depois de três dias de caminhada.
Para o dia 22, estamos torcendo para que a nossa condição física e a previsão do tempo estejam bons para finalmente, chegarmos à Base das Torres. Torçam por nós !!!

AS TORRES







INFORMAÇÕES GERAIS DO PARQUE:
Na entrada do parque Torres del Paine é dado um mapa com as rotas de caminhadas. Há dois circuitos que são os mais procurados: “W” ou “O” (para quem está muito bem preparado e gosta de acampar, as pessoas fazem o trajeto com mochilas carregadas chegando a 50 kg nas costas). Também, há as vias que podem ser percorridas de carro e pequenas caminhadas de 1 hora de ida.
O circuito “W” dura 5 dias e tem 76 km e o circuito “O” dura 7 dias e 93 km (grande parte em subida). A diferença é que no último, o trecho entre o lado direito e o esquerdo do “W” são percorridos numa curva, circundando o conjunto dos moros. Os pontos de maior interesse estão nas extremidades e no meio do “W”, que são o glacial Grey, o Vale Europeu e a Base das Torres. Durante estes dias, as pessoas dormem em campings distribuídos ao longo do trajeto (há alguns grátis).
Nos dias 18 a 20 fizemos todo o trecho de carro com as caminhadas curtas e parte do percurso do circuito “W”, cerca de 50 km e 20 horas de caminhada em três dias.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Cíntia e Fernando estamos aqui olhando o blog e babando com esses lugares lindos!
    Aproveitem tudo e vamos continuar espiando.
    Beijos

    ResponderExcluir