terça-feira, 9 de março de 2010

Dias 5, 6, 7, 8 e 9/03/10 – Carreteira Austral

No dia 5 viajamos até Puyuhapi, cidade mais próxima do Ventisquero Colgante (glacial pendurado), continuando na direção norte da Carreteira. No dia 6 visitamos o Glacial com uma caminhada de intensidade média de 2,5h.





No dia 7 viajamos para Chaitén, a nossa última cidade da Carreteira Austral. A cidade foi arrasada pelo Vulcão Chaitén em 2008. Ocorreram mais de 300 tremores e após uma explosão a cidade foi encoberta por mais de um metro de altura de cinza. A maior parte das casas estão abandonadas e uma pequena parcela da cinza vulcânica foi removida, permanecendo ainda encoberta. A cidade reduziu de 7.000 habitantes para 300. Acreditamos que as pessoas que vivem na cidade resistem ao governo que está inibindo a ocupação por tratar-se de uma área de risco. A energia elétrica não foi restabelecida e é obtida por geradores. Não tínhamos idéia de quão impactante seria o cenário que veríamos. Sabíamos que teve uma erupção vulcânica, mas não podíamos imaginar o cenário atual. Foi impressionante ver as casas cobertas pela metade com cinza vulcânica. Casas inteiras foram levadas pela força da água associada às cinzas.











No dia 8 pretendíamos fazer uma caminhada até a base do vulcão. Conversamos com dois guias de caminhada e as orientações foram muito distintas.Um dizia que era seguro e outro que não. Face à incerteza e ao grau de risco, resolvemos não fazer. Fomos de carro até a estrada de acesso a trilha e quando chegamos lá nos deparamos com uma placa enorme dizendo que o risco é grande e que o vulcão está ativo. Se passássemos estaríamos violando as orientações de segurança, ou seja poderíamos ser presos.
A partir deste momento começou a fazer sentido do porque do abandono da cidade, o grau de risco. Saímos sem entender muitas coisas como por exemplo, já que o grau de risco é tão grande, porque então fazer a travessia da balsa por este ponto (é necessário dormir na cidade para pegar a balsa, a cidade mais próxima fica a 3 horas). Ficamos contentes em sair da cidade. Também, ficamos com dó das pessoas que ainda residem lá, isoladas. Entendemos que é uma opção delas.





No dia 9 pretendíamos ir para a ilha de Chiloé, mas houve um problema mecânico com o navio, atrasando para o dia seguinte a saída. O representante da Navieira Austral não nos deu certeza da saída no dia seguinte. Face à incerteza e o risco do vulcão, resolvemos fazer a volta de carro. Na saída de Chaitén o céu estava limpo e foi possível visualizar a fumaça gerada pelo vulcão. Dormimos em Bariloche.



cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

6 comentários:

  1. Eu hein, que lugar sinistro...
    hehehehehh
    deu medinho hein...bem que fizeram sumir dai...
    Abracao

    ResponderExcluir
  2. Sebo nas canelas galera!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cidade quase fantasma... Tô fora! Essa eu vou tirar do meu roteiro!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das imágens, do blog, do design. Muitos parabens pelo gusto e sensibilidades na realização desta crónica viajeira. Eu espero de seguir disfrutando da beleza Sudamericá através da vossa experiência. Beijinhos de Barcelona!

    ResponderExcluir