quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dias 11 a 19/01/10 - PARAISO !!!

Dia 11 saímos de Mar Del Plata com destino à Península Valdes, distante 1.200km. Viajamos 450km e acabamos o dia em Bahia Blanca. No dia 12, na viagem pegamos tempestade de vento que formava uma espécie de neblina de pó de areia, rodamos 750km até Puerto Piramides. O único povoado dentro de uma Reserva Natural da Unesco.
Chegamos ao PARAISO!!!!
O local é berçário de várias espécies da Antártida que vem aqui para se reproduzir e trocar a pele: leões/lobos/elefantes marinhos, pingüins e baleias. As baleias foram há 20 dias, no período que estão aqui é possível fazer observação através de botes.
Além dos animais, a geologia local é maravilhosa, um arenito com conchas no seu interior. No topo há uma camada com material orgânica e conchas, no centro um arenito em erosão e rocha na base. Com a erosão do arenito se formam grandes lajes onde ficam os animais e os homens.
Neste local, Darwin fez sua pesquisa de campo e descreveu da seguinte forma: “vento, mar, aridez, muito frio ou muito calor. Quem pode viver aqui ?“. Acrescentamos muita poeira na estrada e pouca água na cidade (toda a água é desalinizada).
Na península é possível andar de carro e parar em locais pré-determinados para observar os animais e foi isto que fizemos no dia 13 e 16. Atualmente, os leões marinhos e pingüins estão na fase reprodutiva e há vários filhotes. Presenciamos o nascimento de um lobo marinho e chegamos muito perto dos animais. Também vimos lobo, tatu, cobras, aves, avestruz e lhama.
No dia 14 foi o ápice, MERGULHAMOS COM OS LOBOS MARINHOS !!!
Experiência única, são muito dóceis e o comportamento é muito similar ao nosso, ficam nos observando e alguns nos tocam. INDESCRITÍVEL !!!
No dia 15 fomos para a Ilha dos pássaros e em algumas praias vizinhas, vimos um filhote de lobo marinho, sozinho. A tarde, conhecemos a praia de Bardellas. Todos os dias que restaram fomos à esta praia, sempre no fim da tarde e no dia 17 alugamos roupa para mergulhar, foi maravilhoso.
No dia 16 acordamos cedo e fomos para a Punta Norte, um local da península onde é possível avistar orcas, quando tem sorte. Adivinha ? Vimos às orcas, exceto os ataques das mesmas aos leões marinhos (só é possível ver a partir de abril quando os filhotes dos lobos marinhos estão iniciando suas atividades no mar, que pena).
No dia 18 também visitamos a praia de Colombo, a pé. Foram 3 horas de caminhada e no percurso nos deparamos com 2 baleias mortas, encalhadas no local.
No dia 19 saímos de Puerto Piramides e fomos para Puerto Madryn, foi difícil a despedida. Antes de irmos, passamos na Loberia ao lado.
Resumidamente, a península é o local dos extremos e da vida - há nascimentos (como dos lobos marinhos) e mortes (como das baleias). Os dias que passamos foram maravilhosos e qualquer tempo é muito pouco para conhecer o local e com certeza, este local merece ser revisitado. A época recomendada é setembro/outubro, onde todas as espécies estão representadas. Infelizmente, vamos embora.
Completamos um mês de viagem no dia 14, maravilhoso, indescritível, nem parece...


VISTA DA PENÍNSULA


LAJES ONDE FICAM OS SERES HUMANOS E ANIMAIS


ÁGUA TRANSPARENTE


PINGUIM DE MAGALHÃES


LOBERIA – PUNTA NORTE


LOBOS


LOBERIA – PUERTO PIRAMIDES


FILHOTE DE LOBO


ELEFANTES MARINHOS


PRAIA PRÓXIMA A OLHA DOS PÁSSAROS


PRAIA DE BARDELLAS


PRAIA DE BARDELLAS


MERGULHO


PRAIA DE BARDELLAS COM VISTA PARA PRAIA DE COLOMBO


BALEIA MORTA


BALEIAS MORTAS


BALEIA MORTA


PRAIA DE BARDELLAS


CORMORÃO PRÓXIMO A NÓS


POR DO SOL DO DIA 14


CINTIA TOMANDO BANHO DE MAR DA PATAGÔNIA AS 20 HORAS


POR DO SOL DO DIA 18

3 comentários:

  1. Que lindooooooooooo, to super feliz por vocês e morrendo de inveja!

    ResponderExcluir
  2. Brincadeira o local que vocês passaram, as fotos do por do sol estão maravilhosas, a bicharada nem se fala. Finalmente apareceu uma foto da viatura (Tracker). Aliás, nesta altura da viagem, está na hora de dar um nome à ela, afinal ela faz parte do seu dia a dia.
    Pessoal que acompanha o blog, alguma sugestão ?

    beijão, se cuidem!

    ResponderExcluir
  3. que legal...
    estao se divertindo muito....gostei de ver...
    peninha daquele filhote de lobo...sozinho...
    beijao

    ResponderExcluir