segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dias 09 a 11/04/10 – La Serena e Vale de Elqui

Saímos dia 08 de Papudo com destino a La Serena, no caminho a vegetação está mudando o tempo todo, para desértica, repleta de cactos e demais plantas suculentas.
No caminho conhecemos Coquimbo que tem a Torre do III Milênio, com uma vista espetacular da cidade e de La Serena.









No dia 09 partimos de La Serena em direção ao Vale do Elqui, sentido cordilheira dos Andes. Conhecemos a barragem Puclaro e fomos até a cidade de Vicuña. O caminho é repleto de parreirais e árvores de pimenta rosada, o cheiro do local é a mescla das duas árvores. A praça da cidade está arborizada com árvores de pimenta rosa.





Escultura na barragem de Pulclaro, emite sons com o vento




De noite fizemos uma visita guiada ao observatório Mamalluca. Observamos o céu a partir de um telescópio de 16” (40 cm) e no final da série de observações vimos o planeta Saturno, maravilhoso !!! (Maria Luiza, obrigada pela dica).
O Vale de Elqui tem inúmeros observatórios. No ano tem-se mais de 300 noites com o céu aberto. Alguns observatórios tem suas instalações alugadas até 2014 e o custo da hora para o astrônomo é de mais de 6 milhões de pesos chilenos (aprox. 21 mil reais).



No dia 10 continuamos explorando o Vale de Elqui e fomos até a cidade de Pisco Elqui. A rota é conhecida como Gabriela Mistral, foi onde viveu a poetisa chilena. Há a tumba dela em uma das cidades. O caminho é lindo, dentro de um vale, repleto de plantação de uvas e delimitando há inúmeros morros “pelados” (sem vegetação). O contraste é o que mais chama a nossa atenção. O sistema de irrigação do vale é o mesmo de Mendoza, com água de degelo. O tempo todo há água limpa circulando em valas pela cidade. Apesar da região desértica, há muito verde.





Na cidade de Pisco Elqui conhecemos o processo de fabricação do pisco chamado Mistral. A cidade é pequena, mas aconchegante. Almoçamos sob parreirais com um clima acolhedor, calor com brisa de vento.








Uma coisa não temos dúvida, os chilenos e argentinos sabem fazer eficientes sistema de irrigação. Desde Mendoza observamos inúmeras regiões, a primeira vista improdutivas, mas repletas de plantio de uvas, papayas , figo, etc. Lembro das áreas improdutivas do Brasil, o que falta ?

Na represa de Puclaro provamos o suco de papaya e copao, ambas docíssimas. O papaya dá em uma árvore parecida com a nossa e o fruto com o formato parecido mas, o interior e o gosto totalmente diferentes, o gosto é uma mescla de abacaxi, manga e laranja, muito diferente !!! O copao é a fruta do cactus.







Dormimos na cidade de Vallenar, a 180 km ao norte de La Serena.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Eu provei o pisco, não gostei não!!

    Mas o legal mesmo é provar de tudo.

    Divirtam-se.

    Como sempre vocês estão caprichando nas fotos, e a Cintia geotécnica tirando fotos da barragem rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir