sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dias 26, 27, 28, 29 e 30/04/10 – Norte do Chile – Iquique e chegada a Arica

No dia 26 fomos de San Pedro de Atacama para Iquique. Existem duas opções de acesso, uma pelo mar (rodovia 01) e outra pelo deserto (rodovia 05). Optamos por ir pela rodovia 01, pois imaginávamos que o visual do percurso não seria de deserto,mas nos enganamos. De um lado da rodovia o mar e de outro a Cordilheira/Serra da Costa com a estrada contornando seus morros. As imagens que nos acompanharam durante todo o percurso nos deram a sensação de infinito (grandes salares, dunas, etc.), a viagem pareceu demorar muito.

Estrada passando sobre duna


No dia 27 conhecemos a Zona Franca de Iquique e no dia 28 passeamos pelo centro da cidade e visitamos o Museu Regional. O centro da cidade tem edificações com forte influência da colonização espanhola. No museu foi possível observar as mumificações naturais, ou seja, os corpos eram ensacados e deixados no tempo e devido às condições naturais obtia-se a mumificação. Estas são as mais antigas do mundo (no Egito as mumificações foram artificiais). Também observamos como o couro do leão marinho foi usado para as diversas atividades econômicas da região, desde os índios até as indústrias de salitre. Deviam existir muitos leões marinhos, pois apesar da atividade predatória, ainda hoje vemos muitos destes animais!

No dia 29 repetimos as idas ao centro da cidade e à zona franca. No fim do dia fomos à praia ver o por do sol, lindo !!! Hoje a cidade cheirava a peixe em todos os locais e tinha uma maresia sobre a cidade (tivemos que limpar o vidro do carro antes de sair). Também, foi interessante ver as “cholas” (senhoras típicas da região e da Bolivia, índias com saias e chapéus) fazendo compra nos shoppings. Imaginávamos ver estas senhoras somente na Bolivia, mas como estão relacionadas à cultura indígena, também estão no norte da Argentina e do Chile.

Iquique está dividida em dois setores, como no Rio de Janeiro. No morro reside a população mais pobre e próximo à costa a população média e alta. Mesmo nas regiões com melhores construções, a imagem da cidade não é tão bela. Nesta cidade há surfistas nas praias e as pessoas as utilizam para a prática de atividades físicas, diferentemente das demais cidades da costa chilena, onde as praias geralmente são de pedra e desertas. Os surfistas pegam onda em local que termina em pedra, tendo que ser ágeis e finalizar as manobras antes de chegar na região com pedras. Neste período o tempo está totalmente nublado e permanecerá por mais 2 ou 3 meses, o restante do ano faz sol. Permanecemos na cidade por mais dias por que a Cintia precisou fazer um tratamento de canal e pudemos constatar que Iquique é uma cidade agradável para viver.







Escultura de Sal





No dia 30 fomos até Arica, nossa última grande cidade do Chile. No caminho conhecemos a antiga salitreira Santa Laura e os “petroglifos” do Cerro União e Chiza. A salitreira é de 1872 e o que mais nos impressionou foi o estado de deteriorização/conservação da mesma, o cenário é fabuloso. A madeira da construção está desfiada devido ao contato com o sal e o envelhecimento. Os “petroglifos” são desenhos enormes em morros que serviam como sinalizações para as civilizações antigas se localizarem no deserto.

A saída de Iquique é linda, a estrada desenvolve-se sobre uma duna enorme, a maior duna do Chile com 350m de altura. O topo serve como rampa para parapente. Saindo poucos quilômetros pode-se ver o contraste entre a parte habitada e o deserto, é impressionante !

O caminho é espetacular, o percurso desenvolve-se entre a costa e o platô do deserto. Ora está próximo ao mar e ora no platô, as descidas são feitas pelos vales e em pleno deserto. No fundo dos vales há córregos com vegetação nos seus arredores. Um pouco antes de chegar à Arica, passamos por chácaras/sítios em pleno deserto, foi interessante ver as áreas demarcadas e sem vegetação, tão diferentes do que conhecemos. Nos guias turísticos este caminho não está indicado como um dos dez mais bonitos da América do Sul, mas poderia ser incluído.

Duna e cidade de Iquique (ao fundo)


Salitreira




Petróglifos




Estrada




OBS: A Argentina e o Chile completam o bicentenário este ano.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário