quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dias 17 a 24/06/10 – GALÁPAGOS – MERGULHO COM LOBOS E TUBARÕES

Galápagos é um conjunto de ilhas jovens geologicamente, formadas por lava. A última erupção ocorreu em 2005 na ilha de Isabela. A melhor forma de conhecer o local é em um cruzeiro, pois as distâncias entre as ilhas são enormes e o barco navega à noite, economizando tempo. Os povoados são simples, sem muita badalação, más com muita beleza natural, praias, montanhas, vulcões, flora e fauna. É um local onde os animais não têm medo do ser humano, vem a seu encontro e é imprescindível gostar do mar e de navegar.



No dia 17 chegamos em Santa Cruz e fomos à praia de “Tortuga Bay” onde tartarugas marinhas depositam seus ovos à noite. Vimos iguanas marinhas, caranguejos e árvores de cactos.







No dia 18 pela manhã fomos à estação Charles Darwin, um centro de estudos e reprodução em cativeiro de tartarugas e iguanas terrestres. À tarde, antes de iniciarmos o cruzeiro, fomos à parte alta da ilha para ver túnel de lava e tartarugas terrestres em seu habitat natural.










Durante a noite o barco navegou até a Ilha Seymour Norte onde fizemos uma caminhada para conhecer a fauna e flora do local. Vimos algumas espécies de plantas endêmicas, o pássaro atobá de patas azuis, fragatas com os peitos vermelhos inflados, iguanas e lobos marinhos. Na seqüência o barco foi para a Ilha de Bartolomé onde fizemos snorkeling com peixes de várias cores e pingüins. No meio da tarde fizemos uma caminhada a um mirador e no final da tarde o barco iniciou navegação para a próxima ilha.











No dia 20 acordamos na Ilha Plaza Sul onde fizemos mais uma caminhada para conhecer a fauna e flora do local. Depois fomos para a Ilha Santa Fé, uma praia linda com areia branca e águas transparentes. Fizemos snorkeling com arraias, lobos marinhos, tartarugas e peixes de diversas cores. Os lobos marinhos dão um show a parte, nadam ao nosso redor, chegam muito próximo e adoram brincar com quem está mergulhando. Em uma parte da praia onde não tínhamos permissão para mergulhar, havia tubarões e tartarugas marinhas. Passamos de bote e enfiamos a cara na água para ver os bichos.



Fragatas acompanham as embarcações, aproveitando o vácuo, parecem mascotes.


À noite chegamos à Ilha de San Cristóbal, ponto final do cruzeiro. A cidade tem um calçadão à beira mar onde ficam vários lobos marinhos.





No dia 21 pegamos um passeio de barco, onde fizemos dois mergulhos com lobos marinhos, diversos peixes coloridos, arraias e tartaruga. O segundo fizemos em um lugar chamado Leon Dormido, no meio da fenda de uma rocha, água azul e INESQUECÍVEL MERGULHO COM TUBARÕES DE GALÁPAGOS.



No dia 22 fizemos mais um passeio de barco, passando pela Ilha Floreana e finalizando o dia na Ilha Isabela. Conhecemos a Ilha de Floreana, vimos iguana vermelha e fizemos snorkeling com diversos peixes e tartarugas.
No dia 23 contratamos um snorkeling com um pescador e mergulhador local. Vimos diversos peixes coloridos, arraias, tartaruga e o último mergulho fizemos em uma fenda de um metro de largura e uns dois metros de profundidade, com TUBARÕES TINTOREIROS percorrendo alguns metros acima dos animais. Tinha mais de dez tubarões passando muito próximo de nós, uma mistura de excitação e medo.

Na parte central, fenda onde ficam os tubarões




Dia 24 pegamos uma lancha para a Ilha de Santa Cruz e retornamos à Guayaquil.
Metade do tempo ficamos em um cruzeiro e a outra metade fizemos passeios de um dia por conta própria. Tivemos muita sorte por ter transporte, já agendado por outros passageiros, exatamente para os locais que queríamos. Valeu a pena ficar mais dias.
O cruzeiro foi bom, a única queixa foi o ruído excessivo do motor e gerador. Demos azar da nossa cabine ficar do lado da sala de máquinas. Já as lanchas rápidas, com dois e três motores de 200 e 250hp, para transporte diário entre ilhas, são muito rápidas, mas batem muito pela alta velocidade, parecendo que vão partir ao meio. Sem dúvida um remédio contra enjôo tem que ser tomado.
Galápagos foi muito mais que um sonho, a natureza vem a seu encontro, os animais parecem não ter medo dos seres humanos.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Que lindo! tem um amigo que quer dicas viagem a Galápagos de vcs, qdo chegarem é claro. bjs

    ResponderExcluir
  2. nhóin... que lobo marinho dormindinho mais fofooo

    ResponderExcluir