domingo, 27 de junho de 2010

Dias 25 a 27/06/10 – Rota do Sol – Salinas, Montañita e Puerto López

No retorno de Galápagos saímos de Guayaquil e fomos para o litoral sul do Equador em Salinas, onde pernoitamos. No dia 25 continuamos a percorrer o litoral na “Ruta del Sol”. Passamos por Montañita, uma praia cheia de bares e restaurantes, a praia mais badalada pela moçada do Equador. Finalizamos o dia em Puerto López.

Montañita


No dia 26 fizemos um passeio de barco na Isla de La Plata, uma reserva biológica que faz parte do Parque Machallila. Chegando lá fomos recepcionados por cinco tartarugas e depois fizemos uma caminhada de três horas, observando atobá de patas azuis, atobá de patas vermelhas e atobá mascarado. Também vimos fragatas e albatrozes. Antes de voltarmos fizemos snorkeling onde vimos moréia, lula e peixes coloridos.



No retorno fizemos observação de baleias jubarte, impressionante. De junho a novembro elas vêm ao litoral do Equador para se acasalar e ter os filhotes. No acasalamento o espetáculo fica por conta dos machos, que para chamar a atenção das fêmeas, saltam como forma de demonstrar sua força. As baleias ficam de 3 a 20 minutos debaixo d’água e voltam à superfície para respirar, soltando os famosos jatos pelas costas.
Como gostamos muito da observação, no dia 27 fizemos outro passeio de barco para observar baleias e fazer snorkeling.









Puerto López tem como principal atividade a pesca. Na praia vimos vários barcos pesqueiros atracados e pela manhã os pescadores retornam da pescaria vendendo peixes ali mesmo na praia. Vimos peixe espada, pargo, picudo (enorme), atum, robalo, wahu, ...






cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Fer e Cintia,

    Muito legal as imagens das baleias, o filme ficou show, eu já vi baleias de longe em Abrólios e foi emocionante, imagino só estas que vocês viram bem perto. Beijão se cuidem.

    ResponderExcluir