sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dias 03 a 07/10/10 – Salvador, Itaparica, Valença, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina

No dia 03 justificamos o voto logo cedo e depois fomos para a Ilha de Itaparica. Atravessamos com o “ferry” e demos um giro pela ilha. As praias são lindas, com água transparente e areia branca, não deixando nada a desejar das praias do Caribe. O único problema é que estas praias se popularizaram e encontramos muito lixo. Dormimos na Praia de Guaibim em Valença.
No dia 04 pegamos uma lancha na Ponta do Curral para Morro de São Paulo. Á tarde conhecemos as praias da ilha, caminhamos entre a primeira e terceira praias. A cor da água é linda e como carro não é permitido, o número de pessoas que caminham entre as praias é grande. É bonito ver as crianças brincando nas ruas, saindo do colégio e indo direto às praias, futebol na praia e muita música nas ruas.
No dia 05 fizemos “snorkel” entre a terceira e quarta praias e voltamos a caminhar até a quarta praia, mas desta vez fomos alguns quilômetros a mais. No fim do dia fomos até a segunda praia onde apreciamos o pessoal local fazendo atividade física na praia e o por do sol.





















No dia seguinte pegamos o barco para o continente e fomos até Lençóis na Chapada Diamantina. No percurso erramos o caminho e chegamos bem tarde. No trajeto pegamos a transição da vegetação da costa, cerrado e caatinga. No fim do dia, o por do sol na forma de uma bola de fogo foi espetacular.



À tarde retornamos para ver a alimentação dos animais e acariciar nos tubarões.



No dia 06, já na Chapada Diamantina, contratamos um guia local e conhecemos as Grutas da Pratinha e Lapa Doce. Também, subimos o Morro do Pai Inácio onde vimos o por do sol, novamente uma “bola” de fogo.
A gruta da Pratinha possui o Rio da Pratinha que passa pela caverna e forma uma grande piscina à frente, a visibilidade da água é enorme e o grande atrativo é fazer “snorkel” e ver os peixes.











A gruta da Lapa Doce tem visitação guiada e percorremos 900m, entrando por um lado e saindo pelo outro. O acesso à caverna é em meio à caatinga e no caminho da caverna observamos várias formas de estalagmites, estalactites e cortinas.















No Morro do Pai Inácio atingimos 1.150m de altitude e a vista do local é maravilhosa, foi possível ver os diversos morros da Chapada Diamantina. Para finalizar o dia, vimos o por do sol do alto.













No dia 08 pela manhã passeamos pela cidade de Lençóis e na sequência fomos até Mucugê, por uma estrada de terra passando pelo Vale do Capão. A cidade de Lençóis é bem pequena e tem as ruas de pedra.



Pegamos uma estrada que circunda o parque da chapada passando por vários morros da Serra de Sincorá, e pelas cidades de Palmeiras, Vale do Capão e Guiné. Apesar da estrada de terra bem irregular e deserta, a paisagem é muito bonita. A cidade do Vale do Capão fica próxima à Cachoeira da Fumaça e é onde se inicia a trilha do Vale do Pati até a cidade de Andaraí, a trilha mais bonita do Brasil.







À tarde fomos ao Cemitério Bizantino com lápides sobre pedras, onde foram enterradas pessoas mortas no surto de malária e cólera.







cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário