domingo, 6 de junho de 2010

Dias 04, 05 e 06/06/10 – Cordilheira Branca

Saímos de Lima no dia 04 em direção à Huaraz, cidade próxima à Cordilheira Branca. A saída de Lima foi emocionante, gastamos uma hora e meia para chegar à Panamericana Norte, num trânsito caótico, sem sinalização e muitas obras com desvios mal sinalizados. A viagem de 350km durou o dia todo, pois além de um trecho de rodovia muito esburacada, subimos uma serra com desnível de 4.100m e muitas curvas fechadas.

Lotação típica peruana, lotada dentro e fora...


A Cordilheira Branca é assim chamada por ter 723 picos nevados, de 5.000 a 6.750 msnm, se estendendo por 160km no Callejón del Huaylas. No dia 05 fizemos um passeio ao norte da cidade de Huaraz até a Laguna de Llanguanuco a 3.850 msnm. No caminho observamos diversos picos nevados, inclusive do Monte Huascarán, o segundo mais alto da América do Sul. Na volta paramos no cemitério da cidade de Yungay, que foi soterrada por uma avalanche do Monte Huascarán, originada por um terremoto em 1970, morreram mais de 25 mil pessoas.









No dia 06 acordamos cedo e fomos ao Glacial Pastoruri, 60 km ao sul de Huaraz e a 5.200 msnm. No caminho do glacial vimos uma nascente de água que borbulha, chamada água gaseificada e a maior bromélia do mundo, podendo atingir até 15 metros, com 6 a 10 mil flores e 8 a 12 milhões de sementes. Também vimos inscrições rupestres.





O carro chegou próximo do glacial e os últimos 1,5 km fizemos a pé em 1 hora, devido à altitude. No topo, começou a nevar e fazia muito frio. O local é lindo.









Após, fomos até a cidade de Casma, onde pernoitamos. No litoral do Peru nos sentimos em um verdadeiro deserto, absolutamente inóspito, com trechos em que a rodovia corta dunas ao meio.
Nos despedimos da altitude, após este período de 45 dias entre Bolívia e Centro-Sul do Peru.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Olá! De tanto espiar o blog, parece que estou de carona com vocês. Estou me preparando para uma viagem dia 18 de junho. Também criei um blog. Espiem arijaeger.blogspot.com. Boa viagem. Estou todos dias com vocês

    ResponderExcluir