domingo, 17 de outubro de 2010

Dias 13 a 15/10/10 – Ilhéus, Porto Seguro, Arraial d´Ajuda e Trancoso

No dia 13 saímos de Itacaré e fomos até Porto Seguro, no caminho passamos por Ilhéus. Na cidade de Ilhéus fomos à praça central e no bar Vesúvio, onde há uma escultura de Jorge Amado e fica em frente à praça citada no livro Gabriela Cravo e Canela.



Na manhã do dia 14 percorremos os pontos turísticos de Porto Seguro: orla, local da primeira missa, centro histórico e centro comercial. Ambos já conheciam Porto Seguro e em menos de 3 horas vimos tudo. O centro da cidade está totalmente ocupado pelo comércio e a parte alta cresceu muito.





À tarde fomos até Arraial d´Ajuda e no fim do dia estávamos em Trancoso. Arraial cresceu muito e tem uma rua central repleta de lojas e restaurantes, um ambiente muito agradável.



Optamos por ir à Trancoso para dormir. O quadrado central é o ponto turístico do local, uma área gramada com 500m x 300m, uma igreja no centro e casas nas laterais. O lado virado para o mar não está edificado. As casas são atrações à parte, em cada uma há um comércio (loja de artesanato, galerias de arte e hotéis). À noite, a falta de iluminação urbana e a iluminação com velas dos restaurantes criam um clima charmoso, excelente para namorar.







No dia 15 fomos conhecer a Praia do Espelho considerada uma da melhores do Brasil. Fica a 20 km ao sul de Trancoso, em estrada de terra de difícil acesso. No caminho passamos por uma Aldeia Indígena dos Pataxós. A praia é linda e na frente do restaurante que estávamos havia algumas tartarugas alimentando-se dos corais e algumas vezes colocavam a cabeça para fora da água para respirar.









Acabamos o dia em Arraial d´Ajuda, para aproveitar o centrinho.
cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário: