terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dias 16 a 18/10/10 – ABROLHOS e Monte Pascoal

No dia 16 saímos de Arraial d’Ajuda pela manhã e passamos pelo Monte Pascoal, o primeiro ponto avistado pela comitiva de Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil. A região tem vários morros muito bonitos, é controlada pelos índios Pataxós e é possível subir ao monte acompanhado por um guia indígena.

Foto de um dos morros da região


Antes de chegar a Caravelas passamos por Prado e Alcobaça.



Em Caravelas visitamos o Instituto Baleia Jubarte onde há uma réplica de uma baleia em tamanho real e uma exposição sobre a fauna e flora do Parque de Abrolhos.







No dia 17 saímos para conhecer a Ponta do Corumbau, uma praia ao norte de caravelas, mas a estrada estava muito ruim, então fomos somente até Comuruxatiba.
No dia 18 fizemos o passeio até o Parque Nacional dos Abrolhos. Pegamos um catamarã em Caravelas, navegamos por 4 horas até chegar ao arquipélago. No trajeto de ida e volta fizemos observação de baleias, que vêm da Antártica, de julho a novembro, para se reproduzirem em águas quentes. Avistamos várias baleias, geralmente 3 baleias juntas, fêmea, macho e filhote. Quando chegamos ao arquipélago desembarcamos na Ilha Siriba, a única das 5 ilhas que pode ser visitada, e fizemos uma caminhada para observar o atobá branco, atobá marrom, fragata e grazina com sua cauda comprida. Mergulhamos na encosta da Ilha de Santa Bárbara, onde fica o posto da Marinha e o farol. Vimos uma variedade grande de corais e peixes coloridos e uma tartaruga.

Fonte: Instituto Baleia Jubarte


























Abrolhos nos pareceu uma mini Galápagos, se assemelhando muito com as ilhas que visitamos por lá. Mesmo mini, é tão bonito quanto e vale muito a pena conhecer Abrolhos. Tivemos um dia maravilhoso, repleto de belezas naturais.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Adorei a postagem!!! Em Janeiro de 2011 tive a oportunidade de conhecer Abrolhos. Lugar Incrivel!
    Fiz uma postagem no meu blog tbm , casoqueira dar uma olhada aqui está :) http://dianarocha.weebly.com/1/post/2011/01/aves-de-abrolhos-ba.html

    ResponderExcluir