sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dias 16 a 19/08/10: Lençóis Maranhenses

Na manhã do dia 16 saímos de São Luis e fomos até Barreirinhas, a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, distante 250km da capital.



Na tarde do dia 16 e manhã do dia 17 curtimos o hotel que fica à beira do Rio Preguiças, com cadeiras e redes para relaxar e o rio para refrescar.







Na tarde do dia 17 fomos conhecer os Grandes Lençóis. O passeio sai da cidade de Barreirinhas em uma Toyota com 12 assentos sobre a carroceria. O percurso é todo em areia fofa, bem fácil de atolar, com travessia de balsa pelo Rio Preguiças, chegando de carro até a borda dos lençóis, onde fica estacionado. O restante do passeio é feito a pé, conhecemos 4 lagoas na imensidão de areia. O passeio termina com a observação do por do sol. A vista é espetacular e os banhos de água doce nas lagoas são maravilhosos.
Há muitos estrangeiros, no nosso carro éramos os únicos brasileiros. Tinham italianos, japoneses e franceses. A maioria dos turistas estrangeiros que vimos são italianos ou franceses.
















No dia 18 fizemos um passeio de voadeira (lancha rápida). Percorremos o rio Preguiça desde a cidade de Barreirinhas até a sua foz, que fica em Caboré. Percorremos parte de um Igarapé, vimos um jacaré e um macaco. A vegetação ao longo do caminho também foi destaque da viagem.







Paramos em Vassouras onde ficam os pequenos lençóis. Neste local há muitos bichos domesticados, inclusive macacos, que alimentamos com bananas trazidas da cidade. O alimento disponível na região são caranguejos. Os macacos enfiam o rabo no buraco do caranguejo e quando sentem a mordida puxam o rabo com o caranguejo e se deliciam com o banquete.







Também paramos em Mandacaru, onde há um farol, que tem uma vista do alto da região, vendo a foz do rio Preguiças. O ponto final do passeio é num local paradisíaco, de um lado o rio e do outro o mar.













No dia 19 descemos o rio Cardosa em cima de bóias. Fomos com a Carla, uma amiga de infância do Fernando, três irmãos mineiros divertidíssimos e quatro japoneses que nos acompanharam em todos os passeios. À tarde retornamos para São Luis.

cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Oie
    \Nossa quanta coisa voces ja viram e que lindas...
    mas a balsa encalhada foi o melhor da viagem...heheheheheheh
    beijao

    ResponderExcluir