quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dias 23 a 25/08/10: Delta do Parnaíba/PI e Camocim/CE

No dia 23 fizemos o passeio de barco pelo Delta do Parnaíba, saindo do porto de Tatus, paramos nas dunas do Morro Branco, na ilha Poldros e na ilha das Canárias para almoço.









O passeio é muito tranqüilo, durante o caminho observamos macacos, jacaré, peixe quatro olhos e para finalizar o passeio o guia mostra como os caranguejos são catados.
A ilha Poldros é a ilha mais externa do delta onde é possível banhar-se de mar em um lado e de rio do outro.







Na ilha das Canárias fomos conhecer o vilarejo de pescadores.





No fim do dia fomos até Luis Correia onde pernoitamos.



No dia 24 viajamos até Camocim. No caminho passamos por várias praias, a praia de Macapá foi a que mais gostamos, o percurso é lindíssimo. Também visitamos o centro de estudos do peixe-boi marinho em Cajueiro da Praia. Durante a viagem tinham muitos animais na pista (gado, cabritos e ovelhas), os donos os deixam soltos para terem maior área de pastagem, que é limitada.









Em Camocim nos hospedamos a beira-mar ou beira-rio. Com a maré alta o rio torna-se salgado, é interessantíssimo ver a variação da maré ao longo do dia, um espetáculo lindíssimo, acompanhado pelo por do sol e pela lua cheia.





No dia 25 fomos conhecer as praias a oeste da cidade, Maceió e Barra dos Remédios, a última somente acessível com carro 4x4. Com certeza foi uma aventura e felizmente o Fernando “manda bem” na areia.





Camocim é a cidade que faz divisa com Jericoacoara, sendo que a maioria dos passeios que saem de Jeri pertencem a esta cidade. À tarde o vento na região é forte, ideal para prática do “kite surf”. No restante do dia o vento é fraco. As jangadas dos pescadores também são um espetáculo a parte, que aproveitam o vento para deslocar-se, deixando o mar com inúmeras cores das velas das jangadas.
Desde os Lençóis Maranhenses temos observado a presença de muitos turistas estrangeiros, principalmente italianos e franceses, em Camocim não foge à regra.
O vento constante torna o ambiente agradável, exceto nas horas próximas ao meio-dia, quando até o vento fica quente.



cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Ola Cinthia, como esta a viagem??
    HOje uns hospedes deixaram aqui na recepção sua carteira com sua carteira de habilitação e seu cartao de credito, como faço pra devolver? entre em contato pelo e-mail:chelagartobuzios@hotmail.com ou pelo tel 022 26231173. desculpe não te comunicar antes,mas só hj ficamos sabendo.
    Um abraço,
    Natália-Che Lagarto Buzios

    ResponderExcluir