segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dias 29 e 30/05/10 – Linhas de Nazca e Oásis Huacachina

No dia 29 viajamos o dia todo para Nazca. Rodamos quinhentos quilômetros em oito horas e próximo a Nazca pegamos uma serra repleta de curvas fechadas, sem visibilidade, estreita e muito perigosa. Nos deparamos com caminhões fazendo curva na contramão por muitas vezes. Nesta noite fomos ao Planetário Maria Reiche onde tivemos uma palestra sobre as diversas teorias existentes da Linha de Nazca e fizemos observações do céu do Peru.



No dia 30 sobrevoamos a região do deserto próximo à cidade com Cessna de 4 lugares, onde ficam as Linhas de Nazca. São linhas feitas pela civilização Nazca, em 800 anos de sua existência, ocupando 150 km2, com quatorze desenhos, várias linhas e figuras geométricas. A alemã Maria Reiche estudou a região por cinqüenta anos, fez correlações entre as figuras e a astronomia e constatou que as linhas e figuras foram criadas com o objetivo de evocar água para a região desértica, que sempre foi muito seca. Acredita-se que eles faziam rituais sobre os desenhos e linhas pedindo água. Também, há linhas que indicam os solstícios de inverno e verão.



O astronauta


O colibri (beija-flor)


A árvore


À tarde visitamos os Aquedutos Cantayoc, que são poços interligados, construídos em forma de caracol, para se ter acesso ao lençol freático e possibilitar a irrigação das lavouras locais. Foram construídos pelos Nazcas e continuam em funcionamento até hoje.





Depois seguimos para a cidade de Ica, no meio do deserto, onde fica o Oásis de Huacachina. Trata-se de uma laguna rodeada de vegetação e dunas, um verdadeiro paraíso no meio de tamanha aridez.











cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário