terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia 16 e 17/05/10 – Lago Titicaca

Saímos pela manhã de La Paz rumo a Copacabana nas margens do Lago Titicaca. Para chegar à Copacabana é necessário pegar uma balsa em San Pablo, mas como o vento estava muito forte e as ondas muito grandes, a Capitania dos Portos bloqueou o trânsito das balsas. Voltamos 20 kms e pernoitamos em um hotel na beira do lago, que contém 4 museus, de astronomia, altiplano, ecopueblo e kallawaya, valeu a pena!
No Museu Ecopueblo vimos uma casa típica dos andinos feita em adobe e ocas também em adobe. Vimos também criação de lhamas, alpacas, vicuñas e porquinho da índia. Está exposta a réplica do barco totora, feito com fibra vegetal, que cruzou o Atlântico. No museu Kallawaya nos mostraram as ervas e procedimentos utilizados por este povo para diagnosticar e curar doenças. Participamos de um ritual de vidência com folhas de coca.










No dia 17 saímos cedo do hotel e conseguimos atravessar o lago. A balsa de madeira levou somente o nosso veículo e o balanço das ondas era grande. O barqueiro disse que em pouco tempo iriam fechar o canal novamente, tivemos sorte!



Chegamos em Copacabana mas a Capitania dos Portos não estava liberando os barcos para ir à Ilha do Sol. Com uma dica de uma agência de turismo, fomos até o ponto mais próximo da ilha, e lá conseguimos uma lancha para ir à Ilha do Sol. No caminho passamos por ilhas flutuantes feitas de totora. O passeio durou 5 horas, conhecemos a parte norte e sul da ilha. No norte há a Pedra Sagrada, Templo El Inca, Mesa de Sacrifício e Labirinto Chinkana, todas do império Inca. No sul há a Fuente Del Inca que são ruínas do império Inca.













Para terminar o dia apreciamos o por do sol em um terraço com vista para o lago.



cintiaschultz@yahoo.com.br
flbaguiar@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário