sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dias 03, 04, 05 e 06/05/10 – Oruro, Uyuni, Salar de Uyuni e Potosi

No dia 03 pela manhã passeamos pelo centro de Oruro e visitamos o Museu Socavón, também conhecido como Museu Etnográfico Mineiro. É um museu totalmente diferente dos que havíamos visitado. Entramos pela igreja e descemos pelo túnel de uma mina de prata desativada. O museu fica dentro do túnel e a saída é feita por um terceiro túnel que sai na rua. Lá vimos objetos utilizados na mineração e pedras com os minerais extraídos. Em frente ao museu fica a passarela do carnaval de Oruro, que é muito famoso. À tarde passeamos pelas praças no centro da cidade.

No dia 04 ficamos em Oruro pela manhã e de tarde tomamos o trem para Uyuni, para ver o Salar. A viagem de 7 horas pareceu interminável devido ao intenso sacolejar do trem, parecia que estávamos em uma batedeira. Optamos por ir de trem devido à enorme distância que teríamos que percorrer em estrada de terra (500 km).

No dia 05 pegamos uma excursão e fomos até o Salar de Uyuni, em uma Toyota Land Cruise 4x4 com 6 turistas, o motorista e sua filha. Os outros 4 turistas são DJs que estão tocando na Bolívia (2 brasileiros, 1 mexicano e 1 costa-riquenho). A viagem foi muito animada e repleta de brincadeiras. A filha do motorista é uma criança doce e gostou de interagir com os turistas (nós) e em especial com o DJ costa-riquenho que usava um agasalho de dinossauro.

O Salar é imenso, são 12.000 km2. Imagine uma área de 120km por 100km de puro sal, absolutamente branco. Conhecemos um vilarejo que vive do sal e artesanato, um local de extração do sal, hotel de sal, uma ilha no meio do salar com cactos gigantes e um cemitério de trens. O hotel é todo de sal, inclusive móveis. A diversão dos mais de 200 turistas que foram ao local era de tirar fotos brincando com o infinito, fazendo remontagens de um pegando o outro, turistas americanos fritando em uma frigideira e outras mais.
Na mesma noite pegamos o trem para Oruro, para buscar o carro que ficou em uma garagem. Devido à elevada altitude a temperatura nesta cidade é muito baixa. A chegada e saída ocorreram à noite, sob frio intenso (aprox. 0o C).
A experiência foi ótima, o salar é maravilhoso !!!

Chegamos em Oruro às 7h da manhã do dia 06, fez muito frio a noite e os pés congelaram, durante a viagem chegou a -5oC.
Pegamos o carro e fomos para Potosi, distante 315 km de Oruro. Potosi é famosa pela mineração de prata e antigamente foi uma das cidades mais ricas do mundo, abastecendo a Europa com sua prata.
A estrada estava repleta de povoados de campesinos, cujas terras estavam demarcadas com pedras, de várias formas geométricas. A geologia do local é muito parecida com o norte da Argentina, com morros multicoloridos. No caminho vimos muitas lhamas.

Em Potosi passeamos pelo centro da cidade e visitamos o Mirador da Companhia de Jesus.

Na volta do mirador nos deparamos com um manifesto dos estudantes contra o aumento da mensalidade da faculdade. Usavam dinamite durante o protesto, ficamos longe. Em menos de uma semana já vimos duas manifestações, faz parte da cultura local.